O bicho-da-seda é a larva de uma mariposa. Quando nasce mede cerca de 2,5 mm de comprimento. Durante 42 dias alimenta-se sem parar, de folhas de amoreira e sofre quatro metamorfoses.
Quando atinge o tamanho de 5cm, começa então a tecer um casulo branco e brilhante, composto por um único fio. Com um movimento geométrico infinito, em torno de seu próprio corpo, após três dias de trabalho, estará envolta em um casulo confeccionado por um fio de aproximadamente 1200 metros. Se for deixada em paz... Em 12 dias se transformará numa borboleta.
Com esses fios, há quase três décadas, ando tecendo a minha história. Por um desejo simples, desprovido de maiores intenções, eis aqui um espaço onde me proponho a compartilhar minha trajetória e falar livremente sobre todo tipo de arte, incluindo a arte de viver.
Bem-vindos ao meu mundo, onde nem tudo é sempre colorido, transparente, leve, mas que guarda em si, todas essas possibilidades...

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Coração Valente

Todos os dias, todos mesmo, eu recebo de alguém um elogio sobre os colares e brincos que eu carrego. Até os homens, que normalmente se detém mais a colos do que a colares, frequentemente se prestam a comentários sobre a beleza e originalidade das minhas peças. Tudo o que eu carrego com vaidade e com orgulho, nasce nas mãos de Ivone Baron que é uma artista e das boas! Daquela que se compromete mesmo com a coisa. Que trabalha mais do que aguenta, que tem crise criativa e sofre, mas que depois da crise, CRIA e o resultado disso...é isso!

(clique nas imagens para ver os pormenores)















Certa vez quando eu apresentava uma coleção de lenços a uma cliente, ela após fazer suas escolhas disse: "Bem, agora vou sair a procura de casacos que combinem com essas cores." Me senti muito valorizada, podia ser o contrario, escolher as sedas que combinassem com seus casacos, assim como as pessoas escolhem quadros que combinem com seus sofás...Bem, o que estou querendo dizer é que com as jóias de Ivone acontece a mesma coisa. Olho para minha coleção e escolho a que mais combina com meu estado de espírito naquele dia e depois abro o armário a procura de uma roupa que combine com aquela escolha, até mesmo com uma camisetinha básica o sucesso é garantido!
Tem um outro lado dessa historia que eu não poderia deixar de contar. Ivone trabalha num anexo de sua casa, no interior de São Paulo, em meio a um jardim onde cultiva flores para os colibris, ervas aromáticas, suculentas entre outras espécies raras. Muitas de suas criações já foram inspiradas no seu próprio jardim. Trabalha com o apoio indispensável da Val, que tem mãos de ouro e é sua fiel escudeira e da Geny, que garante comida boa todo dia ao meio dia. Não tem lojas, não tem griffe, não tem nem site. Quem vê a pequena estrutura de seu atelier nunca imagina que aquilo seja uma empresa com a capacidade de produção que tem, com organizaçao, método, logística e controle de qualidade. É que por tras disso existe uma linha de produção fragmentada nas mãos de pessoas a quem Ivone estendeu uma oportunidade de resgatar a auto-estima. São mulheres carentes, deficientes físicos, alcólatras em recuperação, adolescentes aprendendo um ofício. Cada um executa a parte para que esta habilitado. Para alguns esse trabalho representa o sustento da vida, para outros um complemento, mas para todos, Dignidade. Pra quem disse que não da...taí a Ivone pra provar que da!

Um talento
Uma ideia uma paixão
E la vai ela por uma estrada
Sem saber onde vai dar
E caminha tropeça e cai
Cansa descansa e levanta
Insiste persiste e prossegue
E consegue canta e dança
Mas de novo chora
Ora implora
Desespera pede e espera
E corrige aprende e ensina
Soma multiplica e divide
E então ...
Num belo dia se dá conta
Que conta em conta
Andou construindo sua alma
Olha ela!
Já vai loooonge
Lá vai ela ...

Nenhum comentário: