
No dia do meu aniversário, estive num salão de cabeleireiro, o que é um raro acontecimento. Não que eu não goste de caprichar, eu gosto sim! Tanto que aprendi a fazer o meu cabelo sozinha! É verdade que nem sempre dá certo, mas o preço é sempre o mesmo... Porém não me interprete depressa demais, a razão de não utilizar esse tipo de serviço é de outra natureza: é que eu não agüento o assunto corrente em salões de cabeleireiros: a vida alheia, sempre ela! E desta vez o prato do dia era: “os homens”, sempre alheios, claro! Pois ninguém vai falar mal do seu assim, publicamente, muito menos bem...
A indignação por tudo o que fui obrigada a ouvir naquela tarde, inspirou esse texto que ofereço como um tributo a todos os Homens da minha vida, pelo tanto que contribuem para que eu envelheça lindamente.
Pois bem, eu sei que nem tudo o que as mulheres dizem é vazio. Eu sei que existem os cretinos, os perdidos, os de personalidade fraca, os emocionalmente imaturos, os materialistas, os interesseiros, os frustrados, os machistas e ainda aqueles que se acham “o cara”, mas todo mundo sabe que esse “cara” não passa de um cara em construção e que se ficar pronto, vai ficar mal acabado, mas essa é outra conversa, eu estou aqui para falar de Homens, de verdade mesmo!
Homem com ego de homem!
Ah! Esses egos que variam naqueles centímetros que eles se dão ao trabalho de medir... Eu particularmente admiro os que têm "ego" menor, que por motivos óbvios são bem mais esforçados e quanto ficam felizes com nosso reconhecimento.
Que criaturas adoráveis, que só por um pouquinho da nossa admiração, são capazes de coisas incríveis; como ignorar a nossa celulite, achar que a gente é um anjinho quando dorme, que somos lindas ao acordar. São capazes até de acordar mais cedo só pra trazer o café com flor na cama, e mais, deixar a gente escolher o programa de domingo mesmo correndo o risco de ser um almoço na casa da mãe (da nossa mãe!) e ainda escolher o filme no fim da tarde, do mesmo domingo...E dizer que foi maravilhoso, apesar da falta de ação, aventura, suspense e sexo, ou seja: a falta de tudo!
Ah! A resignação é mesmo uma virtude masculina!
E a capacidade que eles têm de nos fazer sentir imprescindíveis? Quando ficam doentes, quando são tomados por aquelas crises existenciais que todo homem que se preze já teve e terá ainda algumas. Quando precisam de apoio, quando a auto-estima está baixa e quando está em alta também, quantos homens comprariam uma Mercedes se nós não existíssemos? Enfim, seja lá pelo que for, o fato é que: ser imprescindível na vida de um homem, para uma mulher já é em si uma razão de viver.
Ah! Que conforto me traz essa dependência!!
E o que dizer da paciência que eles têm para pedir desculpas, mesmo quando se trata de uma tempestade num copo d’água? É que eles aprenderam, que um simples “Me desculpe, querida!” Já abre o tempo. E a coragem que eles tem para pedir perdão quando admitem que pisaram na bola mesmo? Quanto mais se ajoelham, mais crescem aos nossos olhos, e como lhes negar uma segunda chance?
Ah! Como eu admiro esses reconciliadores!!!
E no restaurante então? Com que elegância pedem a carta de vinhos e com que gravidade o bebem primeiro, quase como se estivessem nos protegendo de um envenenamento. E com que naturalidade apresentam o cartão de crédito para pagar aquela conta absurda?
Ah! Como eu necessito desses mártires!!!
E o que seria de nós sem o apoio de tanta tecnologia? As secretarias eletrônicas que a gente corre pra elas feito uma amiga saudosa cada vez que entra em casa. E os aparelhos de telefone com suas poltroninhas ao lado...E os celulares então, que quando tocam já trazem o nominho dele na tela, associado a um toque especial. E como descrever a emoção de estar aqui escrevendo com o MSN aberto e de repente...Fulano diz: “oi querida!” Deus me ajude!!! Sem falar no trabalho que eles têm com seus arquivos de poesia, flores, cartões, emotions, músicas e imagens românticas.. Quão bem sabem usar esse arsenal da web, um tiro certeiro em nossos corações e a gente cai feito uma pombinha abatida.
Ah! Como me encantam esses caçadores!!!
E o perfume deles que, por um abraço ligeiro, fica o resto do dia em nossa roupa. E o cheiro deles então, que por um outro abraço, nem tão ligeiro, fica na nossa pele feito tatuagem...
Abençoado seja o poeta, que ensinou os homens a fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, filés com fritas, comidinhas para depois do amor.
Ah! Como eu preciso desses “Vinícius”
Mas... E quando acontece “Aquilo”, aquilo que “nunca tinha acontecido antes”...
Xiii! É aí que eu me atrapalho, já tentei mudar de assunto, falar do governo Lula, da atuação da Seleção Brasileira na ultima copa, assim, pra mostrar que nem todo mundo ta batendo um bolão...Mas é nessa hora que toda psicologia é vã...
Eu bem sei que muitas mulheres ainda andam dizendo que eles não prestam, que são todos iguais. Tudo igual coisa nenhuma! Elas é que fazem sempre a mesma coisa e esperam um resultado diferente. E há também as que dizem que eles só pensam “naquilo”... É... Pode ser, mas esquecem de reconhecer que pra conseguir só aquilo, eles dão o que têm e o que não têm, justiça seja feita!!!
Envie para todos os homens da sua lista. Se você for homem, estará compartilhando um alento... Se for mulher, estará abrindo possibilidades... Envie para todas as mulheres também, quem sabe isso não vira uma corrente, o mundo se transforma, e alguns até retornem lá do arco-íris e encontrem um lugar seguro para viver, bem aqui entre os nossos seios.
Um abraço,
Ita Andrade