O bicho-da-seda é a larva de uma mariposa. Quando nasce mede cerca de 2,5 mm de comprimento. Durante 42 dias alimenta-se sem parar, de folhas de amoreira e sofre quatro metamorfoses.
Quando atinge o tamanho de 5cm, começa então a tecer um casulo branco e brilhante, composto por um único fio. Com um movimento geométrico infinito, em torno de seu próprio corpo, após três dias de trabalho, estará envolta em um casulo confeccionado por um fio de aproximadamente 1200 metros. Se for deixada em paz... Em 12 dias se transformará numa borboleta.
Com esses fios, há quase três décadas, ando tecendo a minha história. Por um desejo simples, desprovido de maiores intenções, eis aqui um espaço onde me proponho a compartilhar minha trajetória e falar livremente sobre todo tipo de arte, incluindo a arte de viver.
Bem-vindos ao meu mundo, onde nem tudo é sempre colorido, transparente, leve, mas que guarda em si, todas essas possibilidades...

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Tributo


No dia do meu aniversário, estive num salão de cabeleireiro, o que é um raro acontecimento. Não que eu não goste de caprichar, eu gosto sim! Tanto que aprendi a fazer o meu cabelo sozinha! É verdade que nem sempre dá certo, mas o preço é sempre o mesmo... Porém não me interprete depressa demais, a razão de não utilizar esse tipo de serviço é de outra natureza: é que eu não agüento o assunto corrente em salões de cabeleireiros: a vida alheia, sempre ela! E desta vez o prato do dia era: “os homens”, sempre alheios, claro! Pois ninguém vai falar mal do seu assim, publicamente, muito menos bem...
A indignação por tudo o que fui obrigada a ouvir naquela tarde, inspirou esse texto que ofereço como um tributo a todos os Homens da minha vida, pelo tanto que contribuem para que eu envelheça lindamente.
Pois bem, eu sei que nem tudo o que as mulheres dizem é vazio. Eu sei que existem os cretinos, os perdidos, os de personalidade fraca, os emocionalmente imaturos, os materialistas, os interesseiros, os frustrados, os machistas e ainda aqueles que se acham “o cara”, mas todo mundo sabe que esse “cara” não passa de um cara em construção e que se ficar pronto, vai ficar mal acabado, mas essa é outra conversa, eu estou aqui para falar de Homens, de verdade mesmo!
Homem com ego de homem!
Ah! Esses egos que variam naqueles centímetros que eles se dão ao trabalho de medir... Eu particularmente admiro os que têm "ego" menor, que por motivos óbvios são bem mais esforçados e quanto ficam felizes com nosso reconhecimento.
Que criaturas adoráveis, que só por um pouquinho da nossa admiração, são capazes de coisas incríveis; como ignorar a nossa celulite, achar que a gente é um anjinho quando dorme, que somos lindas ao acordar. São capazes até de acordar mais cedo só pra trazer o café com flor na cama, e mais, deixar a gente escolher o programa de domingo mesmo correndo o risco de ser um almoço na casa da mãe (da nossa mãe!) e ainda escolher o filme no fim da tarde, do mesmo domingo...E dizer que foi maravilhoso, apesar da falta de ação, aventura, suspense e sexo, ou seja: a falta de tudo!
Ah! A resignação é mesmo uma virtude masculina!
E a capacidade que eles têm de nos fazer sentir imprescindíveis? Quando ficam doentes, quando são tomados por aquelas crises existenciais que todo homem que se preze já teve e terá ainda algumas. Quando precisam de apoio, quando a auto-estima está baixa e quando está em alta também, quantos homens comprariam uma Mercedes se nós não existíssemos? Enfim, seja lá pelo que for, o fato é que: ser imprescindível na vida de um homem, para uma mulher já é em si uma razão de viver.
Ah! Que conforto me traz essa dependência!!
E o que dizer da paciência que eles têm para pedir desculpas, mesmo quando se trata de uma tempestade num copo d’água? É que eles aprenderam, que um simples “Me desculpe, querida!” Já abre o tempo. E a coragem que eles tem para pedir perdão quando admitem que pisaram na bola mesmo? Quanto mais se ajoelham, mais crescem aos nossos olhos, e como lhes negar uma segunda chance?
Ah! Como eu admiro esses reconciliadores!!!
E no restaurante então? Com que elegância pedem a carta de vinhos e com que gravidade o bebem primeiro, quase como se estivessem nos protegendo de um envenenamento. E com que naturalidade apresentam o cartão de crédito para pagar aquela conta absurda?
Ah! Como eu necessito desses mártires!!!
E o que seria de nós sem o apoio de tanta tecnologia? As secretarias eletrônicas que a gente corre pra elas feito uma amiga saudosa cada vez que entra em casa. E os aparelhos de telefone com suas poltroninhas ao lado...E os celulares então, que quando tocam já trazem o nominho dele na tela, associado a um toque especial. E como descrever a emoção de estar aqui escrevendo com o MSN aberto e de repente...Fulano diz: “oi querida!” Deus me ajude!!! Sem falar no trabalho que eles têm com seus arquivos de poesia, flores, cartões, emotions, músicas e imagens românticas.. Quão bem sabem usar esse arsenal da web, um tiro certeiro em nossos corações e a gente cai feito uma pombinha abatida.
Ah! Como me encantam esses caçadores!!!
E o perfume deles que, por um abraço ligeiro, fica o resto do dia em nossa roupa. E o cheiro deles então, que por um outro abraço, nem tão ligeiro, fica na nossa pele feito tatuagem...
Abençoado seja o poeta, que ensinou os homens a fazer coisinhas: ovos mexidos, camarões, sopinhas, molhos, filés com fritas, comidinhas para depois do amor.
Ah! Como eu preciso desses “Vinícius”
Mas... E quando acontece “Aquilo”, aquilo que “nunca tinha acontecido antes”...
Xiii! É aí que eu me atrapalho, já tentei mudar de assunto, falar do governo Lula, da atuação da Seleção Brasileira na ultima copa, assim, pra mostrar que nem todo mundo ta batendo um bolão...Mas é nessa hora que toda psicologia é vã...
Eu bem sei que muitas mulheres ainda andam dizendo que eles não prestam, que são todos iguais. Tudo igual coisa nenhuma! Elas é que fazem sempre a mesma coisa e esperam um resultado diferente. E há também as que dizem que eles só pensam “naquilo”... É... Pode ser, mas esquecem de reconhecer que pra conseguir só aquilo, eles dão o que têm e o que não têm, justiça seja feita!!!
Envie para todos os homens da sua lista. Se você for homem, estará compartilhando um alento... Se for mulher, estará abrindo possibilidades... Envie para todas as mulheres também, quem sabe isso não vira uma corrente, o mundo se transforma, e alguns até retornem lá do arco-íris e encontrem um lugar seguro para viver, bem aqui entre os nossos seios.
Um abraço,

Ita Andrade

23 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigado pela diversão. Meu colega de trabalho ficou curioso pra saber de quê eu estava rindo tanto. Excelente texto.

Muito obrigado pela consideração à nós homens, realmente injustiçados, incopreendidos, desmedidos de atitudes para conseguir "aquilo", broxas quando "isso (que) nunca aconteceu antes" acontece(ri demais quando li isso, não se culpe, não cabe psicologia nessa hora), e demais qualidades que desempenhamos tão bem.

Perdoe-nos por sermos assim tão óbvios, por sermos tão perdoáveis, por perdirmos tanto perdão, por errarmos tanto, por sermos tão babões quando estamos apaixonados, por nos rendermos tão facilmente aos encantos femininos.

E, às mulheres, obrigado por nos completarem.

Ita Andrade disse...

Fabio,
Então...que a alma esteja lavada e que a paz seja louvada!
beijuuuuuuuuuuuu, bijú!

Ana Rosa disse...

É eu também preciso desse "tipo de homem",e que bom que vivo com um há 18 anos, que faz sempre o café da manhã e não deixa eu me preocupar com a ida ao banco, é uma benção, claro que demorou eu enxergar essa graça, mas quando vi que eu morava com ele, não deixei ele escapar mais, bjs

Lu Fuoco disse...

Oi Ita!
Cheguei. Já tinha passado por aqui hoje, mas não tinha "aparecido" ...hihihi.
Então, faço aniversário dia 19, domingo. Não sei se vai ter festa...pelo menos eu não estou arrumando nada este ano. Mas um almoço com a mama vai acontecer, certeza.
Tô doida para te conhecer pessoalmente.
Ita, seu filho está se formando em quê?

Beijão!

Ita Andrade disse...

Meu bebê (é o caçula) é orgulho da família. Se forma este ano na UFF em letras/espanhol com prêmio acadêmico, bolsa de CNPQ e bolsa de mestrado. Escreve muiiiiiiito e ja dava aula particular aos 10 anos de idade. Baba mãe, baba!
Beijos

Adriana Calábria disse...

Puuuuuxa!
Esse texto é uma redenção. Vou mandar pra um monte de gente!
Parabéns!

Raphaela disse...

Quando eu encontrar um desses não largo nunca mais.... hehe
Adorei o texto!
bjus

Gislaine Marques disse...

Olha eu não reclamo da homarada, mas me conta onde tem um desses aí que eu quero. Aliás, faz tempo que procuro. rsrs Tô torcendo que tenha na Europa. ;-) Bjos, parabéns pelo texto (e pelo filho!).

Ita Andrade disse...

Gis,
Pode apostar que tem!
Me conta quando encontrar que é para eu parar de rezar por ti, rapariga.
"Béijinhos bém pcninos"

Manuel Damas disse...

Nao sei se hei-de rir à gargalhada ou chorar lágrimas envergonhadas!!!
:)))))))))))))))))))))))))))))
Um beijo enorme a salpicar saudades, deste cantinho lusitano.

Maria Amália Camargo disse...

Ai, ai... Como essas relações são complicadas. Se a maioria fosse assim, será que nós beberíamos cerveja e conversaríamos sobre futebol? Hahahaha...
Beijos, bom final de semana nesse lugar horroroso e obrigada pela visita!!!!
P.S: Sabe outra coisa que eu adoro em Paraty? O cheiro de Poliflor que vem das casas e das pousadas.

Anônimo disse...

Parabéns, adorei teu blog - de muito bom gosto, como vc mesma. Permita eu ter inveja por morares em Paraty. Tive 2 passagens rápidas por lá, e guardo saudades e desejo íntimo de viver num lugar como esse. Neste momento, tenho sérios deveres familiares q me mantêm por aqui.

Forte abraço,
mohiman

Sonhador disse...

Olá amiga! Arrasou...

Deveria existir um teste pisicológico em que nós homens pudessemos fazer e passar pela avaliação feminina para sabermos em que pontuação nos encontramos, quem sabe poderiamos rever e começar a melhorar em alguns ou todos os quesítos.
Bela avaliação em crítica e elogios ao homem.

Parabéns!!!

Ita Andrade disse...

Para
Vida:
Seguuuuuuuuuure mesmo! obrigada pela visita!

Drika:
Gostou é, maluca! Manda pro seu namorado tambem, assim como quem não quer nada...sabe como é né?

Calcinha:
Obrigada pela visita, pelo coment tambem, beijo

Manuel:
Ria as gargalhadas, amigo! Rir é o melhor remédio...
"Um béijinho bém picnino pra si"

Maria amália:
Tu tem cada uma! Cerveja e futebol? to fora!
Um abraço e um cheiro (de poliflor) pra tu.

Mohiman:
Que visita tão ilustre!
Ve se da uma escapadinha dessas obrigaçoes familiares e vem me visitar, ou pode trazer a família tambem. Obrigada pela visita, vc como sempre um cavalheiro

Milve:
Fazia tempo que vc não vinha me visitar, gostei de te encontrar. "Nenhum mortal pode conceber o grau de união que Deus destinou ao homem e a mulher"- Bahá'u'llah- Eu confio nisso e não aceito essas disputas, de jeito nenhum, a gente (homens e mulheres) tem que se entender, vc não acha?
Abraço.

Adriana Calábria disse...

Ah nem te conto. Li o post e mostrei pra ele na hora. Ele adorou! Mandou pra um monte de gente da na hora!
Sem falar que o post é a cara dele!
hehehehehe...

Valéria Martins disse...

Oi, Ita! Que bom nos fazer reconhecer os homens como seres humanos, e não como super-heróis. Nosso Complexo de Cinderela atrapalha bastante os relacionamentos. Ainda, infelizmente. Mas é isso aí, eles também sofrem, são inseguros e tudo o mais. Eu bem que gosto deles, sabe? Não sei viver sem eles não...
Beijos, tô de volta!

Anônimo disse...

Seu blog está uma de-lí-cia!!!!
Estou encantado! Suas palavras são mapa de mina!
E tö tb apaixonado pelo seu trabalho nas paredes e caixinhas... que coisa bela!!!!
Grande beijo e boa semana!!
Tadeu

Olavo disse...

Um dia aprendo a ser assim..antes tarde do que nunca rs
beijão

Rosane Queiroz disse...

Oi itinha

sei náo, acho que já li esse texto em algum lugar (rs!)

viu que sucesso?

beijos, ro

Ita Andrade disse...

Tadeu,
Pois é...sabe que de brincadeira eu acabei criando um novo design das sedas para as madeiras? to adorando fazer isso. beijos obrigadíssima pelo coment sr jornalista!

Valéria,
Tem mulher que só gosta de mulher. Procura mulher até nos homens. Acho que muita confusão se arma aí.Eu gosto de homem msmo!
abraço, beijo e queijo.

João,
Espero que vc aprenda tudo e em tempo de ser feliz!

Rô,
Viu só o que vc fez? Quando te mostrei esse texto nem pensava em ser blogueira...to crescendo a cada post, bacana!
Adoro quando vc aparece aqui, madrinha!
Besitos

Regina Bui disse...

Ita, Ita...
qual a bebida que te inspirou?
bjs

Marisa Pimenta disse...

Olá Ita, não tenho passado por aqui e deixei de ler esses lindos textos q vc escreve. São tão poucos homens assim, mas existem, podes crer!!!rsrs Adorei o bonequinho do selo, lindo. Hoje coloquei no meu blog um texto q acho bem atual" a gente se acostuma!" não é verdade? mas precisamos fazer um campanha p mudar essa acomodação, principalmente das mulheres. Vamos lutar e mudar isso. Apareça. Bjks
PS gostei da foto e feliz aniversário mesmo atrasado

DOIDINHA DA SILVA disse...

Amiga, voce arrasa, hein ?
Depois voce diz que "sua opinião pode não ser importante pra mim"
Claro que é !

Você é um ser inspirador, mulher !