O bicho-da-seda é a larva de uma mariposa. Quando nasce mede cerca de 2,5 mm de comprimento. Durante 42 dias alimenta-se sem parar, de folhas de amoreira e sofre quatro metamorfoses.
Quando atinge o tamanho de 5cm, começa então a tecer um casulo branco e brilhante, composto por um único fio. Com um movimento geométrico infinito, em torno de seu próprio corpo, após três dias de trabalho, estará envolta em um casulo confeccionado por um fio de aproximadamente 1200 metros. Se for deixada em paz... Em 12 dias se transformará numa borboleta.
Com esses fios, há quase três décadas, ando tecendo a minha história. Por um desejo simples, desprovido de maiores intenções, eis aqui um espaço onde me proponho a compartilhar minha trajetória e falar livremente sobre todo tipo de arte, incluindo a arte de viver.
Bem-vindos ao meu mundo, onde nem tudo é sempre colorido, transparente, leve, mas que guarda em si, todas essas possibilidades...

domingo, 10 de agosto de 2008

O dia dos pais


Inventaram de inventar que precisava existir um dia para os namorados outro para as mães e outro para os pais. Colocando nessa ordem até que a coisa faz sentido. Um casal namora, depois ela fica mãe e nove meses depois ele fica pai. O dia dos namorados eu ate que entendo bem que precisava existir. As vezes o namoro fica tão devagar que é preciso uma campanha nacional para reaquecer a relação. Mas francamente nunca entendi essa do dia das mães e dos pais. Tanto que no ano passado aconteceu uma coisa engraçada: Numa manhã de domingo um dos meus filhos me ligou bem cedinho e começou a falar de amor, das minhas qualidades uma por uma, de orgulho, de gratidão. Tinha um tom emocionado na voz que incomodada, me fez interromper:

-Filho! não to entendendo... você por acaso nesta noite sonhou que eu morri?

-Eita mãe, se liga! hoje é segundo domingo de maio...

-Ah!

Mas como eu ia dizendo, não entendo que precise existir um dia pra dizer "Eu te amo" para alguém que está ali todos os dias, dando o que tem e o que não tem. Nunca fiquei esperando por um domingo para me sentir amada. Dizem que fui pai e mãe, mas isso não é verdade. Fui só mãe, mãezinha e mãezona e nunca ninguém esqueceu disso. Tampouco meu pai ficou esperando por um outro domingo pra ter a certeza do meu amor. Aliás, duvido que ele vá passar esse dia em casa, esperando que eu ligue, porque liguei ontem, anteontem e provavelmente vá ligar amanha, talvez não.

Ou será que esse dia foi inventado por outros motivos?...

Será que foi pra fazer com que algumas mães e alguns pais meio esquecidos, lembrassem dos filhos que puseram no mundo?

Aí para mim, a coisa começa a fazer mais sentido...

Hoje é o dia dos pais. Porem a inspiração que me faz debruçar sobre esse tema não provem do fato em si e nem é razão de comemorações. O motivo esta num hospital bem longe daqui, onde um pai luta sozinho pela saúde de seu filho e esta lá, pra o que der e vier e disposto a tudo para que ele tenha um lugar seguro nesse mundo. Peço licença portanto à quem não tem nada com isso, para dedicar este post exclusivamente a esse Homem e a esse bebezinho. Eles se chamam, Pai e Filho. Gostaria que eles se sentissem dentro de um longo abraço e queria dizer outras tantas coisas tambem...Mas essas, ficam para um outro post que vai direto para o céu...
Ps: Pai, se você passar por aqui... Feliz dia dos pais, tá!




Nenhum comentário: